Estudar em Casa

Estudar em Casa

A nova realidade que vivemos leva a termos de nos adaptar e encontrar outras formas de ação. Ter aulas e estudar a partir de casa é agora uma realidade por isso têm de se adaptar e criar rotinas para não prejudicar o ritmo dos estudos.

Aproveita o ambiente seguro e familiar para rentabilizar a tua aprendizagem, com foco e determinação.

Ficam algumas dicas para estudar em casa:


1 – Escolher um sítio fixo para estudar

Estudar sempre no mesmo sítio vai ajudar a reforçar o hábito de estudo. Escolhe o teu espaço ideal para estudares e assim vais sentir-te mais motivado. Lembra-te que este é um espaço de estudo onde não deverão existir outros pontos de distração.


2 – Organiza o teu material

Teres os teus materiais organizados evita perderes tempo à procura das tuas coisas. Quando terminas os estudos voltas a organizar tudo, e deves fazer o mesmo com os teus apontamentos. O hábito de organizares os teus materiais irá melhorar o teu rendimento e evitar a desmotivação.


3 – Define objetivos diárias

Se fizeres o teu plano de estudos diário para ser mais fácil desenvolveres as tarefas. Ao veres que estás a conseguir desenvolver as tarefas sentes-te mais motivado para os estudos. Podes ir adaptando os teus planos de estudo conforme o teu desempenho.


4 – Fazer pausas entre estudos

Estudar em casa pode levar a dois problemas, o excesso de descanso ou a falta dele. Assim temos de encontrar um equilíbrio.

Fazer uma pausa de 10 minutos a cada 40 minutos de estudos pode ajudar.


5 – Ficar longe das distrações

A nossa casa está repleta de distrações, como a televisão, consolas, ou as pessoas da casa. Por isso é importante teres o teu espaço definido para estudares.


6 – Mantem contacto com os teus colegas

Não te isoles dos teus colegas de escola, é importante manteres o contacto com eles. Esta pode ser uma forma de se apoiarem uns aos outros, mantendo as amizades e o contacto com outras realidades.