Planear os dias de Quarentena

Planear os Dias de Quarentena

Para os próximos tempos prevê-se um período de quarentena preventiva de forma a combater a propagação do Covid-19. Famílias terão de fazer a gestão dos seus dias da melhor forma. E como podemos tornar estes dias mais calmos, divertidos e saudáveis? Gerindo da melhor forma o trabalho, as refeições e diversão.

Manutenção das Rotinas

Manter as rotinas é fundamental, ainda mais com crianças em casa. O ideal é estabelecer um horário para toda a família de modo a servir de guia para todos.

Sugerimos que façam um plano que possa estar fixado em casa e onde todos podem recorrer se necessário.

Deste plano diário devem fazer parte as diferentes tarefas:

Trabalhar: Os pais que estão a desempenhar teletrabalho, devem definir horas (ver produtividade no teletrabalho). Aproveitar quando as crianças estão entretidas com os seus afazeres é o ideal. É muito importante delimitar o espaço e o tempo de trabalho de cada membro da família e assegurar que os restantes o respeitam. Contudo, não esquecer que as crianças precisam de atenção, ainda mais nesta fase, tentem ao máximo encontrar um equilíbrio.

Brincar: Esta tarefa é muito importante, em qual uma das formas, seja em jogos digitais, desporto, jogos de tabuleiro, praticar e planear atividades que promovem a diversão e o bom ambiente. É bom irem variando entre atividades educativas, divertidas e também relaxantes.

Descansar: Acordar cedo e não deitar tarde pode ajudar muito nesta tarefa. O descanso ajuda a manter as rotinas e nosso bem estar e ainda a produtividade. Fazer pausas durante o dia é importante e deixem as atividades mais calmas sempre para o fim do dia.

Planear refeições: Neste período de quarentena um plano de refeições pode ser uma grande ajuda. Planear o que se vai cozinhar, não esquecendo que em casa vamos queimar menos calorias. Uma alimentação equilibrada, onde devem constar os alimentos essenciais.

Atividades em família: Este pode ser um bom período para arrumações e fazer uma triagem de bens necessários e outros nem por isso. Fazer jogos e atividades em grupo é uma excelente opção para quem está em casa 24 horas por dia. Planear as diferentes atividades que gostariam de desenvolver em conjunto.

Limpeza da casa: De forma a tornar esta tarefa mais divertida podem implementar um jogo e divirtam-se a cuidar do vosso espaço.

Aliviar o stress de todos: Saber explicar às crianças de forma correta e não alarmante é o primeiro passo (ver explicar o covid a crianças). Os adultos fica o conselho de selecionar as suas fontes de informação.

Exercício físico: Se vamos passar mais tempo em casa, o exercício é fundamental, vamos manter o corpo e mente saudável. Pode ser desenvolvido em família e sozinho. Até pode intercalar para que haja mais variedade e ajuda a passar melhor o tempo.