Produtividade no Teletrabalho

Produtividade no Teletrabalho

Apesar de ser uma tendência mundial, o teletrabalho adquiriu nos últimos dias uma nova relevância. São muitos os entendidos que revelam existir muitas vantagens, mas igualmente a tendência de isolamento. Contudo, nos tempos que vivemos o teletrabalho adquire ainda outros contornos, o de gerir uma série de situações completamente novas para muitos de nós.

Queremos ajudar-te a tornar o teu teletrabalho mais produtivo e rentável sugerindo algumas dicas:


1 – Definir um espaço de trabalho

É importante escolher um espaço na casa, onde passará a ser o teu local de trabalho. Preferencialmente um local mais calmo, onde possas manter-te longe de distrações, bem iluminado e que esteja equipado conforme as tuas necessidades.


2 - Define um plano de trabalho e cumpre-o

A definição do plano de trabalho vai ajudar a separar o trabalho das restantes tarefas familiares. Existe tendência para quem trabalha em casa trabalhar mais horas, o que pode no decorrer do tempo não se tornar uma rotina saudável.


3 - Partilha a tua agenda de trabalho com a equipa

Este procedimento além de orientar a tua equipa, também pode ser útil para evitar interrupções durante o fluxo de trabalho, que podem levar a quebras em alguns ritmos de trabalho.


4 – Evitar trabalhar de pijama

As rotinas são ainda mais importantes nesta fase. Tomar banho e vestires-te pode ajudar a concentrares-te mais nas tuas tarefas profissionais e as tornar mais rentáveis.


5 – Manter contacto com colegas de trabalho

Estabelecer hábitos de contactos com profissionais, colegas de trabalho ou clientes. Esta prática pode ajudar a manter o ritmo de trabalho mais produtivo e mais importante combatendo ainda o sentimento de isolamento.