Notícias
Norte a Sul & Ilhas

O dirigente do Corpo Nacional de Escutas (CNE), Pedro Saraiva, aproveitou o tempo de quarentena provocado pela pandemia do Covid-19 para acabar de escrever um livro cujas receitas revertem para o Banco Alimentar Contra a Fome.

O livro, que é "um diálogo entre o Chefe Escuta e o seu Guia de Patrulha", aborda "um conjunto de reflexões àcerca de coisas importantes da nossa vida, sobre os valores, sobre o bem e o mal, sobre o eterno mundo perfeito, sobre o legado precioso dos mais antigos, sobre a eternidade, por exemplo". No fundo, "um conjunto de temas que, em particular no trabalho com jovens, são sempre incontornáveis e levantam sempre questões, dúvidas, discussões".

Fontes: Renascença e Ecclesia

O Corpo Nacional de Escutas está a promover até ao dia 28 de maio uma campanha de recolha de alimentos para o Banco Alimentar contra a Fome.

A campanha consistirá na recolha de alimentos pelos vários agrupamentos, junto das famílias, amigos e demais comunidade.

A iniciativa não prevê ações de recolha junto de espaços comerciais ou similares, por forma a não elevar o risco de contágio.

Os donativos serão depois concentrados em agrupamentos previamente selecionados pela sua capacidade logística para, no dia 30 de maio, serem entregues nos pontos regionais do Banco Alimentar Contra a Fome.

Fonte: Renascença , Ecclesia , Diário do Distrito , Jornal Rostos

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) organiza o seu primeiro "acantonamento nacional" para comemorar os 97 anos da associação.

No nosso aniversário este ano não queremos receber prenda, este ano queremos que os escuteiros deem uma prenda gigante do CNE à sociedade que está em dificuldades e hoje começamos uma campanha diferente para o Banco Alimentar”, explicou Ivo Faria

Ivo Faria adiantou ainda que o CNE prepara uma nova campanha em parceria com a Cáritas Portuguesa, “Dar sem medida”, e que este Acantonac tem uma insígnia, que a sua compra reverte para a Cáritas, para que fique esta marca da “felicidade de sermos capazes de nos dar aos outros”.

Fontes: Renascença , Ecclesia , Fátima Missionária

Depois de passar vários meses em auto-isolamento com os filhos, alguns pais podem estar a ficar sem ideias sobre como manter os filhos entretidos..

Felizmente, a IKEA publicou um conjunto de guias de instruções para a atividade familiar perfeita: construir fortes com cobertores. Agora, como qualquer outro conjunto de móveis da IKEA, é necessária alguma montagem - mas a empresa sueca certificou-se de incluir instruções ilustradas para cada um destes fortes.

Fonte: Ikea

Quando os trabalhadores ficaram presos nos centros urbanos da Índia devido a bloqueios, estradas fechadas e voos cancelados, os escuteiros intervieram para ajudar a manter os trabalhadores e seus filhos felizes e saudáveis. Eles rapidamente criaram um programa de educação, exercícios e jogos, que mais tarde foram replicados em abrigos com famílias abandonadas um pouco por todo o país.

Fonte: Scouts

O Agrupamento de Escuteiros 718 Quinta do Conde e o Grupo Sócio Caritativo “Encontra A Esperança” promovem a campanha “MÊS DE OFERTAS – Todos os dias uma oportunidade para ajudar quem precisa”. O objetivo é doar bens alimentares a favor dos muitos quintacondenses que estão a começar a sentir dificuldades económicas em virtude da pandemia. Alguns produtos que podem ser doados: vegetais, massas, cereais, grão, feijão, salsichas, bolachas, atum, açúcar, leite, azeite e óleo. A entrega dos bens alimentares pode ser feita na Igreja de Nossa Senhora da Esperança às quartas e sextas-feiras e na Igreja de Nossa Senhora da Boa Água todos os dias da semana.

Agrupamento 718 Quinta do Conde

Fonte: Diocese de Setúbal

O agrupamento 957 Cinfães ofereceu material de desinfecção e de limpeza à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cinfães. Estes agradeceram através do Facebook com uma fotografia dos materiais.

Agrupamento 957 Cinfães

Fonte: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cinfães



Caillum, é um escoteiro Irlandês de 17 anos, tem andado de bicicleta na rota de 9 km em torno da sua comunidade rural para ajudar os vizinhos com os seus jardins, proporcionar empresa distanciada para aqueles que estão isolados e entregar compras. Ele diz que os escoteiros pela Irlanda estão a fazer a sua parte: " Tudo o que poderíamos estar a fazer para ajudar, estamos a fazer" - ele reforça

Fonte: WOSM

No Parque das Nações, os escuteiros andam de barco. O agrupamento do bairro que nasceu da exposição internacional dos oceanos, navega em vez de caminhar. São os escuteiros marítimos, uma elite no movimento escuteiro. A Renascença recorda a Expo com 20 histórias da maior intervenção feita na cidade de Lisboa desde o terramoto de 1755.

Encontramos mais na reportagem feita pela Renascença

Agrupamento 1100 Parque das Nações

Fonte: Renascença

O Núcleo Cidade do Porto convidou-nos para sermos solidários com a Paróquia da Senhora da Conceição (Marquês) na Porta Solidária. Esta iniciativa distribui uma média de mais de 350 refeições volantes quentes, todos os dias, aos mais carenciados. E o nosso apoio é um pequeno gesto em todo o processo. Não implica contacto com as pessoas que recebem este apoio e existem todas as regras de segurança associadas a este tempo de pandemia. Todos os colaboradores têm que usar máscara e luvas e as mãos deverão andar sempre desinfectadas.

Agrupamento 1104 Paranhos

Fonte: Agrupamento 1104 Paranhos

Se não sabe que apoios a sua Câmara Municipal tem para as famílias nesta fase difícil por causa da COVID-19, tem uma página de internet que pode ajudar. O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, da Associação Portuguesa das Famílias Numerosas, disponibiliza online o levantamento das medidas excecionais de apoio à família. Na página http://www.observatorioafr.org/covid.asp, pode escolher o distrito e o concelho. Depois é só ler.

Fonte: família cristã

Miguel Gomes, escuteiro e estudante universitário a fazer Erasmus na Polónia desde fevereiro, “luta contra a solidão” nesta fase de confinamento com os desafios diários do CNE.

“Estou sozinho, as pessoas que viviam comigo foram embora, e os meus contactos nesta quarentena são digitais, por isso para lutar contra a solidão tenho feito as iniciativas do escutismo, os desafios diários”, explica o jovem à Agência ECCLESIA.

Fonte: ECCLESIA

As circunstâncias em que vivemos hoje obrigam-nos a realizar diversas adaptações àquilo que é o nosso quotidiano e as nossas rotinas. Contudo, o Escutismo não está parado. A associação e os agrupamentos (grupos locais – existem cerca de 1.100) têm-se adaptando muito bem e de forma bastante positiva, fazendo escutismo em casa. Nesta conformidade, todos temos vindo a realizar diversas adaptações e a alterar a forma como interagimos, de modo a mantermos e a reforçarmos os laços que nos unem.

A realidade de hoje que os mais de 70 mil escuteiros portugueses vivem é completamente diferente da habitual e foi nesse sentido que o CNE se adaptou e criou um site, o Escutismo em Casa, cuja consulta aconselho.

Fonte: Notícias de Loures

O agrupamento 550 Manique, voluntários e colaboradores da Junta de Freguesia de Alcabideche tem estado a apoiar na alimentação às pessoas que mais precisam, com o contribuído de empresas e ajuda da rede social de freguesia.Continuam a cumprir a missão de apoiar quem mais precisa.

Estes, foram reconhecidos pela Sic tendo estado a apresentar a sua iniciativa num programa da mesma.

Fonte: Junta de Freguesia de Alcabideche

O projeto “Raclac Solidária” continua a ajudar inúmeras instituições e entidades por todo o país.

O mais recente donativo foi efetuado à Câmara Municipal, para o Programa Proteger Famalicão, com a contribuição de 270 mil luvas descartáveis e mais de 30 mil viseiras que serão distribuídas pelos cidadãos para auxiliar a comunidade no regresso progressivo à atividade de vários espaços públicos durante esta nova fase de calamidade no combate ao COVID-19. A operação logística desta ação contou também com a especial colaboração do Núcleo de Famalicão do Corpo Nacional de Escutas (CNE – Núcleo de Famalicão), que prontamente disponibilizaram as instalações da Junta de Núcleo e a ajuda de mais de 130 escuteiros ao longo de 4 dias.

Em Mulhouse, os escoteiros e os guias da França iniciaram um negócio de fabricação de máscaras destinadas ao público em geral, a fim de limitar os riscos de contaminação. Por trás dessa figura, uma organização caseira feita por jovens escuteiros.


Fonte: Aleteia

O agrupamento 1023- São Julião do Tajal soube que o lar de idosos das Irmãzinhas dos Pobres de Campolide estava com carências de produtos alimentares e de higiene, mais agravados com toda a situação do Covid-19 e, em agrupamento, organizou uma recolha com todos os cuidados destes mesmos produtos.

Agrupamento 1023 - São Julião do Tajal

Fonte: Agrupamento 1023 São Julião do Tajal

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou o regresso das Missas comunitárias a 30 de maio, véspera da Solenidade do Pentecostes, face à retomada gradual das celebrações prevista pelo Governo, após o final do estado de emergência.

“A data depende ainda da avaliação que o Governo se propõe fazer da situação, nesta primeira etapa do desconfinamento. As Dioceses insulares terão em conta as indicações das respetivas autoridades regionais”, indica um comunicado da CEP, enviado à Agência ECCLESIA.

Fonte: ECCLESIA

O IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude) marcou o dia do Associativismo Português com um video do CNE , a maior associação jovem em Portugal. O vídeo conta com o testemunho de vários escuteiros e fala da associação e da sua experiência na mesma.

Fonte: IPDJ

Em Vila Viçosa o Agrupamento de Escuteiros 639 lançou uma campanha solidária intitulada “Caixa Solidária – Deixa o que puderes”.

Segundo o Agrupamento de Escuteiros, para participar nesta campanha solidária, basta doar alimentos de longa durabilidade, entregando-os na igreja de São Bartolomeu, que posteriormente o Agrupamento fará chega-los a quem mais precisa.

Agrupamento 639 Vila Viçosa

Fonte: Digital

O Agrupamento de Escuteiros de Vila Nova de Muía promove,a partir de hoje, um serviço de apoio à comunidade, nomeadamente idosos, grupos de risco e pessoas e famílias em situação vulnerável para a compra de medicamentos e bens essenciais.

O serviço abrange produtos de mercearia, medicação e outros bens de primeira necessidade. Quem precisar pode ligar para os números 933 778 188 e 933 253 049 ou enviar um e-mail: geral.396@escutismo.pt. Se preferir pode ainda enviar uma mensagem pelo messenger da pagina de Facebook “Escuteiros de Vila Nova de Muía – 396 CNE“.

Agrupamento 396 Vila Nova de Muía

Fonte: Barca fm

Os jovens da Igreja de São Pedro, conhecidos como Escoteiros Cristãos, em Lahore, Província de Punjab, lançaram uma iniciativa de solidariedade depois de terem tomado conhecimento de casos de pessoas que passam fome devido à quarentena imposta pelo governo, para conter a propagação da pandemia de Covid-19 no país.

Fonte: Vatican News

O Agrupamento 422 - Alheira está a realizar a campanha "FICA Online". Esta iniciativa visa recolher e emprestar material informático (computador com webcam e microphone) para as crianças da Escola Básica do 1º ciclo de Alheira que infelizmente não conseguem possuir de outra forma. Para mais informações contactar directamente o Chefe de Agrupamento Miguel Pereira ou pela página oficial do agrupamento.

Agrupamento 422- Alheira

Fonte: Agp 422 Alheira

Uma equipa fantástica de voluntários permitiu que em apenas 3 dias fossem envelopadas cerca de 200 mil mascaras.

A partir da próxima semana estas irão chegar às casas das pessoas, via CTT.


Fonte: Portimão Município

Harrington scouts group é um grupo da Austrália que como muitos outros teria feito as suas promessas presencialmente junto da comunidade. Não podendo isto acontecer, um dos seus escuteiros, com a ajuda da mãe e do chefe (por telefone) fez a sua promessa escutista

Fonte: Scouts

Desde o surgimento da pandemia de COVID-19 na África, os escuteiros, da zona por sua natureza, entraram em ação com inúmeras iniciativas destinadas a ajudar suas comunidades a lidar com os efeitos da doença.

Fonte: Scouts



Embora normalmente gostemos do ar livre, esta plataforma reúne algumas ideias de atividades internas para manter as crianças entretidas enquanto as escolas são fechadas devido ao coronavírus. Permite que os mais pequenos aprendam novas habilidades e que se divirtam (e evitem dizer 'estou aborrecido' a cada 30 segundos)

Fonte: Scouts

Os Voluntários da nossa comunidade, a Refood Parque das Nações, o Agrupamento 1100 do CNE, o Casino de Lisboa, a 40.ª esquadra da PSP, a Junta de Freguesia do Parque das Nações, o Mercado Agrobio, a Vodafone, o SDL Olimpandó, o Minipreço, o supermercado Pomar da Rosa, o Pingo Doce, a Delta Cafés, entre outros, tornam possível este evento, que se repete numa primeira fase até meados de junho, e apelam ao apoio de outras entidades para que façam desta iniciativa um enorme abraço solidário.

Agrupamento 1100 Parque das Nações

Fonte: Junta Freguesia Parque das Nações

O jogador do Famalicão Fábio Martins e o comediante Hugo Sousa juntaram-se ao movimento “Ajudar Profissionais de Saúde”, iniciado pelo Agrupamento de Escuteiros 245 de Vilarinho, pela empresa B2T-Team e pela Mocidade Alegre de Landim. O objetivo é apoiar instituições sociais e de saúde que precisam de material de proteção.

Agrupamento 245 Vilarinho

Fonte: Cidade Hoje

A Missão Continente e o Agrupamento 39 Santa Isabel juntaram-se e conseguiram juntar bens para a instituição "Casa Ajuda" que os distribuiu por 60 famílias (cerca de 200 pessoas)

Agrupamento 39 Santa Isabel (Lisboa)

Fonte: Casa Ajuda

Eles são muitos com um único objetivo: deixar o mundo melhor do que como o encontraram. Defendem valores como o companheirismo, a preocupação com o outro, o espírito de equipa, a verdade e a honra. O Jornal do Centro ouviu escuteiros, pais, chefes de seção e chefes de agrupamento. Apesar das restrições a que o novo coronavírus obriga, os grupos continuam a ver-se, ainda que online e à distância, e o espírito de comunidade mantém-se. “Palavra de escuteiro”, garantem .


Agrupamentos: 1106 Coração de Jesus , 577 S. José (Viseu)

Fonte: Jornal do Centro

Na próxima quinta-feira, dia 30 de abril, o Departamento Regional de Ambiente (DRA) vai realizar uma sessão com o tema "Microplásticos: o que são e como evitá-los " de forma a promover a redução do plástico.

Fonte: Departamento Regional do Ambiente

Chama-se "Auxiliar.pt" e quer aproximar instituições sociais e potenciais voluntários, como forma de resposta à escassez de meios humanos disponíveis para a resposta à pandemia.

"Funciona em rede com os nossos parceiros locais de modo que, da nossa parte, damos a 'mão de obra' e, depois, trabalhamos em rede com as instituições que estão no terreno e que têm a capacidade de validar esses pedidos de auxílio" diz José Simões , criador da plataforma e dirigente no agrupamento 776 da Cruz da Areia, Leiria .


Agrupamento 776 Cruz da Areia, Leiria

Fonte: Renascença

Impedidos de efetuar as suas atividades regulares, os escuteiros dos concelhos do Barreiro e Moita decidiram empreender campanhas de angariação de alimentos e fundos com o objetivo de limitar os efeitos negativos do Covid-19.

Agrupamentos: 586 Santo António/Palhais , 690 Barreiro , 688-Alhos Vedros , 927-Santo André , 1180 - Santa Cruz

Fonte: Rostos

Mostra o teu apoio e gratidão a todos os profissionais de saúde, trabalhadores, bombeiros que se encontram em serviço durante o tempo que enfrentamos.

Usa a #chainofgratitude nas tuas redes sociais!

Fonte: Jota Joti Jamboree

Os escuteiros da Região de Setúbal vão realizar os «Jogos da Primavera», a “grande festa de união” que celebra o seu patrono São Jorge, dias 25 e 26 deste mês, através das tecnologias de informação e comunicação.

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) “decidiu manter” a celebração dos «Jogos da Primavera», tradicionalmente “a maior festa da Região de Setúbal”, mas agora “adaptada aos tempos de isolamento social que se vive. Esta atividade teria acontecido no fim de semana 18 e 19 e Abril mas dada a pandemia foi adiado uma semana e são agora, em formato online,

Fonte: Eclesia


Os sem-abrigo do concelho de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, estão a ser testados para covid-19 e os casos negativos deverão ser recolhidos para quarentena de forma compulsiva. Isto depois de ter sido identificado um indivíduo dessa população que testou positivo.O local escolhido foi o Núcleo de São Miguel do Corpo Nacional de Escutas, cedido pela autarquia, e que pode acolher até 38 pessoas, revelou Paulo Mendes, Vereador da Acção Social da Câmara Municipal.

Fonte: Público



Os escuteiros espanhóis partilharam connosco um calendário de atividades diárias para fazer durante a quarentena, uma vez que, vamos ficar em casa mais tempo que o inicialmente previsto.

Fonte: ASDE - Espnña

O padre João Pedro Bizarro regressa por algum tempo à profissão que tinha antes de ser sacerdote. É doutorado em Direito Canónico pela Universidade Gregoriana e prefeito do Seminário Maior do Porto. Agora vai tentar salvar vidas na luta contra o coronavírus. Será também capelão num hospital de campanha no Porto.

Fonte: Vatican News

O agrupamento 245 - Vilarinho está a fazer uma campanha de angariação de fundos para aquisição de material de protecção para os profissionais de saúde e bombeiros.

Para ajudar pode usar a plantaforma GofundMe, Mbway ou fazer uma transferência bancária.

Agrupamento 245 Vilarinho (Santo Tirso)

Fonte: Agrupamento 245 Vilarinho




O Corpo Nacional de Escutas (CNE) vai pomoveu na passada a terça-feira, pelas 21h30, uma tertúlia virtual sobre os desafios que se colocam até ao final do ano escolar, com crianças e os jovens a ficar em casa.

Os escuteiros católicos, que também têm as suas atividades canceladas em virtude da pandemia, convocou o colóquio “Crianças e jovens em casa. Podemos ajudar?”, com contou com a participação do secretário de Estado da Educação, João Costa; do professor universitário Miguel Salgado; e da psicóloga Catarina Ribeiro

Fonte: Eclesia

O arcebispo de Braga pediu aos escuteiros que, neste tempo de pandemia, possam manifestar a “disponibilidade” e o sentido de “responsabilidade”, colocando-se ao “serviço” dos que mais precisam.

Fonte: Eclesia

Beatriz é a mais velha de três irmãos e vive na Malásia, trabalha na WOSM e esta é a primeira vez que passa a Páscoa longe da família. Numa entrevista à TVI conta como foi a experiência de não poder estar com os que mais ama.

Fonte: TVI24


O Clã 54- São Pedro Fins apresenta um novo projeto, focado em ajudar os mais novos a manter o ritmo de aprendizagem, tirar dúvidas e a fazer exercícios.

Clã 54- São Pedro Fins (Maia)

Fonte: Clã 54 - São Pedro Fins

"A Junta Regional da Guarda decidiu ajudar quem diariamente luta, corpo a corpo, nesta guerra desigual. Oferecemos, com o pouco que temos, viseiras individuais, material de proteção tão necessário e precioso neste momento, para quem trabalha e luta por cada um de nós. " - citam na página do Facebook da Região.

Agrupamentos: 20 Covilhã; 31 Barco; 33 Belmonte; 116 Seia; 120 Fundão; 134 Guarda; 153 Teixoso; 231 Sta. Maria Manteigas; 232 S. Pedro Manteigas; 256 Gouveia; 506 Paul; 580 Tortosendo; 607 Unhais da Serra; 732 Soito; 801 Valverde; 1014 Almeida; 1222 Boidobra; 1299 Lageosa do Mondego; 1304 S. Nuno Covilhã; 1335 Aldeia de Joanes e 1402 S. Miguel Guarda

Fonte: CNE- Junta Regional da Guarda

EUA são o mais recente país a recomendar o uso de máscara e Portugal não exclui essa possibilidade. Mas, para que não faltem aos médicos, há exemplos de versões caseiras que podem ajudar. Neste artigo ensinam a fazer mascaras caseiras e muito fáceis de construir.

Fonte: Observador

Paramédicos de Catástrofe Internacional encontra-se a recrutar voluntários para a sua Unidade Operacional de Emergência na Grande Cidade de Lisboa.

Voluntários a partir dos 16 anos de idade devem contactar ong.secdirecao1.pci@gmail

Fonte: Paramédicos de Catástrofe Internacional

Se precisa de receber apoio alimentar pode registrar-se no site do banco alimentar e será depois contactado para por mail que o encaminhará para a instituição da sua residência e que avaliará a sua necessidade

Fonte: Banco alimentar

Uma semana bastou a cerca de uma centena de voluntários de Viana do Castelo para pôr de pé um hospital preparado para receber doentes de Covid-19, em recuperação, através de uma rede de solidariedade que mobilizou várias freguesias. Estes voluntários conseguiram transformar o pavilhão gimnodesportivo do seminário diocesano da capital do Alto Minho numa enfermaria com 50 camas

Fonte : Observador

A autarquia de Aveiro, em colaboração com os grupos de escuteiros de Anta e Espinho, disponibilizou 18 tendas individuais para acolher os cidadãos de Espinho em situação de sem-abrigo. Estes têm utilizado as infraestruturas para se protegerem , afirma a autarquia.

Agrupamento 1114 Anta - Espinho (Aveiro)

Fonte: Observador

Ashley Lawrence, que se encontra em quarentena, é estudante do curso de Educação para Surdos na Universidade de Eastern Kentucky, nos Estados Unidos. Esta sensibilidade para o problema fê-la pensar também na solução. Pediu ajuda à sua mãe e ambas começaram a fabricar máscaras com uma janela de plástico para que a zona da boca fique visível. Esta é a única forma que os surdos têm de perceber as pessoas que não sabem linguagem gestual. Ou seja, lendo os lábios.

Fonte: NIT

O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) da Igreja Católica em Portugal lançou um podcast ao longo da Semana Santa inspirado na Mensagem do Papa para o Dia Mundial da Juventude 2020.

Fonte: Eclesia

Os Escuteiros do Valado e três unidades hoteleiras da Nazaré disponibilizaram-se para alojamento de emergência das forças de segurança, e o acolhimento gratuito de pessoas que necessitem, em período de pandemia de Covid-19.

Agrupamento 735- Valado dos Frades (Nazaré)

De acordo com o CNE, “uma equipa de cerca de 30 voluntários dinamiza, através da página www.escutismoemcasa.pt e em todas as redes sociais, um conjunto de iniciativas e desafios que mantêm as crianças e jovens em atividades em casa, com o apoio dos seus pais e educadores e seguindo as orientação dos seus chefes.

Corpo Nacional de Escutas

Fonte: Barcelos na hora

Num momento de distanciamento social devido à atual pandemia, os membros da equipa do Serviço da Pastoral Social da diocese Açores convidam “todos os movimentos paroquiais a reforçarem a sua relação com os mais vulneráveis da sua comunidade”, através de chamadas telefónicas e recorrendo às redes sociais.

Agrupamento 492 - Conceição (Angra do Heroísmo - Açores)

A missa deste sábado foi celebrada de forma original e diferente em Oeiras. O Padre Nuno Westwood celebrou o momento de oração dentro um carro descapotável que percorreu as ruas do município.

Agrupamento 1354 - São Julião da Barra (Oeiras)

Com o projeto "Adota um avô", a cada voluntário, na maioria estudantes, é atribuído um sénior durante este período de quarentena e o jovem faz companhia todos os dias por telemóvel ao avô 'adotado', disse à Lusa Teresa Valente, autora da ideia, dando conta que o projeto começou há uma semana em Abrantes e já conta com oito pares de netos e avós adotados.

Agrupamento 172 - Abrantes

Fonte: País ao Minuto

A WOSM lançou um Fundo de Resposta de Emergência ao COVID-19 para apoiar voluntários de todo o mundo na resposta à pandemia.

Milhões de voluntários escuteiros estão a apoiar ativamente a resposta ao combate ao COVID-19, ajudando as autoridades e os primeiros a responder; lançando campanhas e iniciativas de consciencialização para apoiar os jovens, sendo o principal foco a saúde mental.

WOSM - Word Organization of the Scout Moviment

Fonte: WOSM

Fazer compras, pagar serviços ao Estado, distribuir almoços e ir à farmácia. São algumas das tarefas que os voluntários realizam em Tavira e São Brás de Alportel, à população de risco, que devido à pandemia da COVID-19 não deve sair de casa, uma iniciativa que começou a ser feita mesmo antes de ser anunciado o Estado de Emergência, pelos escuteiros da zona.

Agrupamento 100 - Tavira

Fonte: barlavento

Em França, foi criado um código para salvaguardar as pessoas que são vítimas de violência doméstica, numa altura em que o Governo aconselha a ficar em casa o máximo tempo possível e evitar saídas para combater a propagação da covid-19. Qualquer mulher que esteja a sofrer de qualquer tipo de abuso pode dirigir-se a uma farmácia e dizer "Máscara-19".

Também a Assembleia Feminista Lisboa lançou uma campanha para que a expressão "Máscara-19" se torne também uma forma de ajudar as vítimas de violência doméstica em Portugal, numa altura em que os casos reportados têm aumentado.

Fonte: Jornal i

Uma reflexão do jornalista Ricardo Perna sobre o modo como queremos encarar este tempo de paragem devido ao Covid-19.

Devemos apenas esperar ou estamos disponíveis para aceitar a mudança?

Fonte: família cristã

A WOSM e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) renovaram a sua parceria, formalizando a sua colaboração a nível global e local.

O Escutismo Mundial orgulha-se de se unir ao ACNUR para oferecer mais oportunidades educacionais para jovens em comunidades marginalizadas criando grupos de escuteiros nas mesmas.

WOSM - Word Organization of the Scout Moviment

Fonte: WOSM

Student Keep

O Student Keep é um projeto pertencente ao movimento #tech4COVID19, que procura combater o problema da desigualdade no acesso à Educação, agravado pela suspensão das aulas presenciais devido à pandemia Covid-19. Os alunos que não têm acesso a computador e/ou a internet não conseguem acompanhar as atividades escolares propostas pelos professores que tentam lecionar à distância.

Tens um computador a mais ou um hotspot de internet que uses em viagem? Ajuda um aluno que não tenha acesso a computador ou internet, dando-lhe uma oportunidade para acompanhar as aulas.

Fonte: Student Keep