DIREÇÃO DE AGRUPAMENTO
Esta página procura abranger as tarefas específicas a realizar pela Direção do Agrupamento durante esta fase de pandemia e regresso gradual aos momentos de atividade presencial.
Cada ação / tarefa reflete os cuidados principais que a Direção do Agrupamento deverá observar nesta fase, recomendando-se a sua revisão periodicamente.
AVALIAR IMPACTO
Efetuar um levantamento geral dos vários impactos gerados pela pandemia nos elementos do Agrupamento - jovens e adultos:
mortes;
problemas de saúde;
situações de desemprego;
dificuldades financeiras das famílias;
outras situações sensíveis ou de fragilidade.
FAZER O LEVANTAMENTO DE ESPAÇOS E RECURSOS
Fazer um levantamento das características dos espaços (interiores e exteriores), e recursos existentes no Agrupamento para o desenvolvimento das atividades presenciais;
Adaptar os espaços disponíveis (interiores e exteriores) e os recursos às regras de convivência e distanciamento social em vigor à data.
Incluir os espaços regulares utilizados pelo Agrupamento e outros espaços possíveis de utilizar (salas, salões paroquiais, outros espaços interiores e exteriores de proximidade, etc.);
Identificar os recursos humanos adultos disponíveis (confrontar o número de adultos disponível para atividades presenciais com a necessidade de separação em grupos pequenos - Patrulha por ex.);
Identificar o material pedagógico disponível atendendo à impossibilidade de partilha entre os elementos, de acordo com a sua tipologia e características;
Identificar o material de campo (número de tendas disponíveis, de fogões, por ex.);
Identificar os recursos informáticos disponíveis para dinamização de atividades à distância - online;
GRUPOS DE RISCO
Identificar todos os elementos - jovens e adultos - pertencentes a grupos de risco;
Identificar situações de risco nas famílias e comunidades (elementos em convivência regular com familiares em grupos de risco, ou a trabalhar na primeira linha de contacto com o vírus, etc.).
ACOMPANHAMENTO PRÉVIO
Efetuar o levantamento e acompanhamento da situação de saúde dos elementos - jovens e adultos - antes de um primeiro contacto em atividade presencial.
ACOMPANHAMENTO CONTÍNUO
Após cada atividade ou contacto presencial ter preparados procedimentos de comunicação permanente, e consequente ação - se necessário - para identificar contágios e cadeias de contágio.
CONTÁGIOS NO AGRUPAMENTO
Definir com clareza os procedimentos a adotar no caso de uma eventual identificação de situação de contágio no Agrupamento (escuteiro ou familiar em casa): Atuação perante um caso suspeito
Prever todas as ações a realizar internamente e as entidades a contactar para eventual monitorização médica, no caso de um contágio (ou suspeita de contágio), e dos riscos de propagação;
Prever antecipadamente as ações a tomar após a identificação de um contágio, ao nível do funcionamento de todo o Agrupamento.
ORGANIZAÇÕES LOCAIS DE SEGURANÇA E SAÚDE
Ter uma lista de contactos das autoridades locais de saúde (delegados de saúde locais, centros de saúde, hospitais), e das autoridades de segurança e proteção civil, para contacto em caso de necessidade;
Promover a comunicação ativa com as entidades locais, e conhecer as regras, procedimentos e ações em vigor (Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Autoridades Locais da Proteção Civil, etc.);
Recolher permanentemente a informação atualizada oficial sobre a situação da pandemia e os procedimentos em vigor (Direção Geral de Saúde, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil).
GESTÃO FINANCEIRA
Avaliar a situação financeira do Agrupamento, nomeadamente:
balanço geral da situação financeira e de possíveis impactos negativos ou situações de incumprimento;
identificar obrigações financeiras (rendas, pagamentos regulares, prestações, pagamentos pendentes, etc.);
identificar outros custos fixos ao funcionamento do Agrupamento e das suas instalações (água, luz, gás, etc.);
identificar as situações de maior fragilidade financeira nos elementos - jovens e adultos - e avaliar a capacidade de possíveis apoios (falhas nos pagamentos de quotas, impossibilidades individuais de compra de uniforme e material para as atividades, dificuldades na alimentação dos elementos - lanches, almoços frios, etc.);
prever antecipadamente soluções possíveis para fazer face a situações de maior gravidade financeira do Agrupamento, ou eventuais incumprimentos;
Identificar a necessidade de aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI), e produtos de desinfeção para a sede e outros locais de atividade (solução anti-séptica de base alcoólica - SABA), para os elementos - jovens e adultos - e os custos associados (para o geral ou apenas para os casos de maior fragilidade económica);
Prever custos associados à preparação das sedes ou outros locais para a realização de atividades presenciais, nomeadamente possíveis ações de limpeza e desinfeção;
Avaliar as atividades e projetos escutistas agendados para o verão de 2020, cujo cancelamento ou adiamento possa obrigar à devolução de montantes já pagos (do Agrupamento aos elementos; do Agrupamento a outras entidades; de outras entidades ao Agrupamento);
Evitar qualquer processo que implique a manipulação de dinheiro;
Condicionar fortemente as angariações de fundos evitando qualquer contacto pessoal e passagem de objetos entre pessoas. (Fica ao critério da Direção do Agrupamento as ações a realizar e os devidos cuidados a adotar em função de toda a situação descrita.)
COMUNICAÇÃO
Manter ou (re)ativar redes de comunicação e informação com os elementos, patrulhas e unidades;
Para os Agrupamentos onde ainda não foi possível comunicar regularmente com os elementos, ativar formas de comunicação entre todos, utilizando as tecnologias existentes;
Identificar os elementos com limitações ou dificuldades no acesso a equipamentos informáticos ou à internet, procurando preparar formas de envolver todos na comunicação;
Manter uma comunicação permanente e tranquilizadora com os pais e/ou encarregados de educação / tutores legais, fomentando a partilha de informação e a segurança nas decisões tomadas para o processo de regresso às atividades presenciais.
UNIDADES E EQUIPAS DE ANIMAÇÃO
Definir uma estratégia para o funcionamento das Unidades e organização das equipas de animação. Pode haver casos em que seja possível dentro do mesmo agrupamento ter um clã a funcionar presencialmente, mas a alcateia continuar apenas com atividades por via virtual;
Abordar todas as situações importantes com todo o Agrupamento, suas unidades e equipas de animação, estabelecendo uma estratégia articulada com as quatro unidades (podendo diferenciar momentos presenciais em períodos distintos, locais separados, etc.).
PROMESSAS E INVESTIDURAS
Observar as normas da Conferência Episcopal Portuguesa sobre as celebrações litúrgicas: CEP
Observar também as normas particulares de cada diocese.
Não deverão ser realizadas virtualmente;
Poderão começar a ser consideradas a partir do momento em que se retomarem as atividades presenciais - porém deverão cumprir todas as regras oficiais de distanciamento e higiene em vigor à data, e ter um contexto e enquadramento adequados à situação:
Inexistência de ajuntamentos de grandes grupos durante as cerimónias (vigílias, Promessas / Investiduras);
Inexistência de ajuntamentos de grandes grupos nos momentos de festividade (lanches, festas, entre outros);
Adaptações dos cerimoniais de modo a respeitar as regras de distanciamento e higiene;
Eliminação de contactos pessoais, passagem de objetos entre pessoas (ex. cada um deve colocar o seu próprio lenço, bóina / chapéu, eliminar entrega / colocação individualizada de insígnias, eliminar cumprimentos pessoais e corredores de saudação);
Articulação previamente detalhada com o Assistente e todos os intervenientes na cerimónia;
Escolha adequada do espaço (interior ou exterior), e identificação das pessoas que nele poderão estar respeitando os distanciamentos;
Plano detalhado da participação do Agrupamento, comunidade e famílias, reduzindo fortemente o número de intervenientes e pessoas a assistir (ao número mínimo necessário).
PASSAGENS
(Deve manter-se o cumprimento do Regulamento Geral do CNE)
As Passagens deverão ocorrer com o arranque do novo Ano Escutista de 2020-2021, a partir do início de outubro, respeitando na íntegra o percurso normal da vida do Escuteiro;
Não se deverão adiar as Passagens devido à situação existente (prolongando a vida do Escuteiro na unidade de onde deverá transitar no próximo ano escutista), situação que poderia gerar consequências futuras negativas na vida escutista dos elementos, Unidades e Agrupamentos.
As Passagens deverão ser:
Planeadas atempadamente, considerando vários cenários possíveis tendo em conta a situação de pandemia em curso, e adaptadas à situação possível na data habitual da sua realização;
Realizadas de acordo com regras específicas de distanciamento e higiene disponíveis à data (englobando a escolha adequada do espaço, grupos pequenos, cerimoniais adaptados às novas realidades).
PARTIDAS
(Deve manter-se o cumprimento do Regulamento Geral do CNE)
As Partidas também deverão ser realizadas no momento habitual da vida dos Agrupamentos, sendo planeadas atempadamente e cumprindo todas as regras oficiais de distanciamento e higiene em vigor à data, e ter um contexto e enquadramento adequados à situação;
Neste caso, cada situação deverá ser avaliada individualmente em função do percurso do elemento e do Clã, podendo existir ligeiras adaptações e alguma flexibilidade ao momento da Partida, sem nunca estender este momento por um período longo - por exemplo um ano escutista ou mais - o que acarretaria consequências pedagógicas e regulamentares negativas.
AÇÕES DIVERSAS
Aproveitar os períodos sem atividades presenciais para agir e investir na formação dos adultos para a utilização das ferramentas online do CNE: SIIE e SIIC, por ex.;
Aproveitar as oportunidades de formação online existentes;
Efetuar as compras de material e uniforme no DMF online, ou utilizar sistemas de envio e entrega de encomendas dos DMF locais, divulgando estas opções no Agrupamento e nas famílias;
Estar atento aos canais de comunicação do CNE e cumprir com as normas e procedimentos gerais emitidos pelos órgãos competentes;
Participar nas atividades nacionais disponíveis: Programa #escutismoemcasa
Nota: Aquando a leitura deste documento encontram-se subentendidas as nomenclaturas marítima e aérea. Da mesma forma, onde se lê Patrulha, deve-se ler Bando/Patrulha/Equipa e Tribo.